Por Luis Máximo
O alemão Sebastian Vettel venceu o Grande Prêmio de Cingapura, realizado na manhã deste domingo. No entanto, o britânico Jenson Button (McLaren) chegou na segunda colocação e impediu a definição antecipada do campeonato. Para garantir o bi matematicamente, o piloto da Red Bull precisa de apenas um ponto na etapa do Japão, marcada para o dia 9 de outubro.
A cinco corridas do final, Vettel contabiliza 309 pontos, 124 a mais que Button. Se o piloto da McLaren não vencer no Japão, o alemão é campeão independente de seu desempenho. O australiano Mark Webber (Red Bul), terceiro colocado neste domingo, está fora da briga pelo título. Assim como o espanhol Fernando Alonso (Ferrari), quarto lugar em Cingapura.
Em 14 corridas, Sebastian Vettel soma nove vitórias, quatro segundos lugares e um quarto posto. Com apenas 24 anos, o iminente bicampeão mundial tem 32 pódios e 690 pontos em um total de 76 corridas. Na manhã deste domingo, o alemão alcançou sua 19ª vitória na carreira.
Massa, por sinal, fez até um bom começo de prova, mas teve um pneu furado após ter sido tocado por Hamilton e só somou dois após difícil recuperação. Rubens Barrichello, com seu limitado Williams, tentou uma tática de um pit stop a menos e chegou a estar em décimo perto do fim, mas acabou em 13o. Já Bruno Senna teve uma asa quebrada num toque e foi o 15o, dois postos à frente do companheiro de Renault Vitaly Petrov.
A Corrida – Depois de registrar a 11ª pole position da temporada, Vettel manteve a liderança na largada sem dificuldade. Button, por sua vez, aproveitou o começo deficiente de Webber e pulou para o segundo posto. Enquanto o australiano caiu para a quarta colocação, Alonso subiu dois lugares e virou terceiro.
No pelotão intermediário da disputa, os outros dois representantes brasileiros fizeram largadas discretas. Nos primeiros metros, o veterano Rubens Barrichello (Williams) caiu da 12ª para a 13ª colocação. Já Bruno Senna (Renault) ganhou uma posição e assumiu o 14º posto.
Em um começo ruim, Hamilton caiu do quarto para o oitavo posto. Desta forma, Massa assumiu o quinto lugar, seguido pelos alemães Nico Rosberg e Michael Schumacher, ambos da Mercedes. Com ímpeto, o inglês da McLaren conseguiu ultrapassar a dupla de germânicos rapidamente.
Na 10ª volta, Webber aproveitou o desgaste dos pneus de Alonso e tomou o terceiro lugar do espanhol. Assim, o ferrarista parou nos boxes, mesmo caminho tomado por Massa na volta seguinte. Logo depois de retornar, o brasileiro sofreu um toque de Hamilton e seu pneu traseiro furou. Desta forma, ambos precisaram fazer um pit-stop e o inglês ainda foi punido.
Na 20ª das 61 voltas da corrida, Vettel contava com uma confortável vantagem em relação a Button, que por sua vez estava longe de Alonso. No 30º giro, Schumacher cometeu um erro de cálculo, tocou na roda traseira da Sauber do mexicano Sérgio Perez e causou um acidente. Com a entrada do safety car, boa parte dos pilotos aproveitou para entrar nos boxes.
A prova recomeçou na 34ª volta, com os carros colados uns aos outros. Webber aproveitou a e tomou o terceiro posto de Alonso. Em uma corrida de recuperação, Hamilton ultrapassou uma série de competidores, inclusive os brasileiros Felipe Massa e Rubens Barrichello, além do escocês Paul di Resta (Force India), empresariado por seu pai, terminando em quinto.
Vettel liderou a corrida desde a largada, abriu muita vantagem sobre os adversários desde o começo e não foi ameaçado em nenhum momento, mesmo após a única intervenção do safety car, após um acidente envolvendo Michael Schumacher e Sergio Perez na metade da prova. O único susto dele foi no último pit stop, quando quase houve uma colisão com o Lotus de Heikki Kovalainen. Fora isso, foi um passeio.
RESULTADO DO GRANDE PRÊMIO DE CINGAPURA
1º – Sebastian Vettel (ALE) Red Bull-Renault – 61 voltas
2º – Jenson Button (GBR) McLaren-Mercedes – a 1s7
3º – Mark Webber (AUS) Red Bull-Renault – a 29s2
4º – Lewis Hamilton (GBR) McLaren-Mercedes – a 55s4
5º – Fernando Alonso (ESP) Ferrari – a 1m07s7
6º – Paul di Resta (GBR) Force India-Mercedes – a 1m51s0
7º – Nico Rosberg (ALE) Mercedes – a uma volta
8º – Adrian Sutil (ALE) Force India-Mercedes – a uma volta
9º – Felipe Massa (BRA) Ferrari – a uma volta
10º – Sergio Perez (MEX) Sauber-Ferrari – a uma volta
11º – Pastor Maldonado (VEN) Williams-Cosworth – a uma volta
12º – Sebastien Buemi (SUI) Toro Rosso-Ferrari – a uma volta
13º – Rubens Barrichello (BRA) Williams-Cosworth – a uma volta
14º – Kamui Kobayashi (JAP) Sauber-Ferrari – a duas voltas
15º – Bruno Senna (BRA) Renault – a duas voltas
16º – Heikki Kovalainen (FIN) Lotus-Renault – a duas voltas
17º – Vitaly Petrov (RUS) Renault – a duas voltas
18º – Jerome d’Ambrosio (BEL) Marussia Virgin-Cosworth – a duas voltas
19º – Daniel Ricciardo (AUS) HRT-Cosworth – a quatro voltas
20º – Vitantonio Liuzzi (ITA) HRT-Cosworth – a quatro voltas
21º – Jaime Alguersuari (ESP) Toro Rosso-Ferrari – a cinco voltas
ABANDONOS
Jarno Trulli (ITA) Lotus-Renault – a 14 voltas/motor
Michael Schumacher (ALE) Mercedes – a 33 voltas/colisão
Timo Glock (ALE) Marussia Virgin-Cosworth – a 52 voltas/colisão
VOLTA MAIS RÁPIDA
Jenson Button (GBR) McLaren-Mercedes – 1m48s454, na 54a
é..não era dia do Schumacher…nem nosso né? mas ainda há esperança…o que será que falta mudar pra termos o mesmo desempenho…?? digo de máquina, não pilotos….
engraçado,cheni.descobri que vc trabalhou na revista do corinthians… ta explicado por que o programa de voces é uma corintianada sem fim…
Não foi na revista do Corinthians foi no jornal. abs Cheni…
Vettel com este ritmo não falta muito para entrar para as lendas da F1 ao lado de Senna, Schumacher,Prost, Fangio…é um profissional formidável para a sua idade.
Vettel está fazendo um trabalho brilhante, e ainda tem muito caminho pela frente, com dedicação e esforço, ele chega lá.